[ editar artigo]

O Poder do Fracasso

O Poder do Fracasso

"Eu nunca consigo me desenvolver em nenhum aspecto da minha vida."


A força que há nas palavras expressas é muito maior do que imaginamos. Ao falar, emitimos os pensamentos que povoam nossa mente há muito tempo, no caso do que dizemos "após pensar", ou expressamos de maneira reativa quando falamos "sem pensar".

Porém, tudo o que falamos nós pensamos antes. Não há essa história de falar sem pensar. A mente funciona muito mais rapidamente que a nossa fala, logo, antes de tudo o que colocamos da "boca pra fora" houve o processamento da nossa mente.

Algumas palavras em especial como nunca, nenhum e nada, têm mais força que podemos acreditar pois limitam, ou seja, o que está vinculado a elas simplesmente desaparece quando elas são ditas, não havendo meio termo. Da mesma forma funciona com tudo, todo e sempre. São limitadoras e devem ser utilizadas com cautela pois vinculam o que está abaixo delas a um único resultado, comportamento ou pessoa. Por exemplo, a frase citada em aspas no início do texto.

Falaremos mais ainda sobre isso em outros artigos mas se quiser saber mais da frase acima, ouça o Episódio 2 do nosso PodCast Mente que Mente e entenderá dela e da pessoa maravilhosa que a disse.

Por agora, saiba que essas palavras podem denotar sucesso ou fracasso para nossa vida. E, como ligamos sucesso e fracasso a resultado final e não a caminho e jornada, acabamos por compreender que se algo funciona sob o espectro das palavras citadas, são claramente casos de sucesso ou fracasso. Já parou para refletir sobre isso? Quero saber mais nos comentários ou mesmo saber da sua experiência de vida com essas palavras num artigo seu, topa escrever?

Então, a mente para poupar energia e nos manter vivos diz para que determinada situação, comportamento ou o que vem de uma pessoa é cem por cento fracasso. O que você faria nesse caso? Tentaria, lutaria, faria aquilo mesmo com sua mente te garantindo que não vai funcionar ou simplesmente nem tentaria ou desistiria aos primeiros desafios?

"O fracasso não está em fazer e não conseguir. Está em não tentar ou desistir." 

E o que o fracasso generalizado em algumas palavras faz com nossas vidas?

A ideia da mente era simplificar e nos fazer não gastar energia pois esse é o papel dela. O que ocorre é que não vamos a fundo no nosso processo evolutivo. Aceitamos que naquela questão não há o que fazer e pulamos para a próxima questão. Porém, ao assumirmos que não vamos lutar por aquela questão, que no fim das contas é uma guerra por nossa evolução e nós mesmos, o que fazemos? Não crescemos!

E para finalizar, responda nos comentários a essas perguntas, por favor:

Você se considera um fracasso, sucesso ou há meio termo? 

Com que frequência usa as palavras (nunca, sempre, nada, tudo, nenhum, todo)?

Você vai até o final das suas batalhas e guerras ou desiste em algum ponto? Se desiste, em qual ponto normalmente o faz (início, meio ou próximo do fim)?

Obrigado por sua presença consciente até aqui. 

Ouse Mudar-se! Sucesso!

Ouse Mudar-se
Chris Malta
Chris Malta Seguir

Pai, filho e amigo. Voluntário e servidor. Escritor, Mentor, Coach e instrutor. Ex Palestrante do TEDx UFMG 2013, Rotariano de 2002 a 2013, Coach do Think With Google 2013. Escritor da Série de Livros Ouse Mudar-se e criador de conteúdo desde 2012.

Ler conteúdo completo
Indicados para você